Tem uma coisa na vida de um sem carisma que sempre deixa a gente apreensivo: quando precisamos falar outro idioma. A pressão até cai aqui quando lembramos de todas as gafes e travadas que damos no meio de um diálogo em inglês ou espanhol, o que dificulta muito a vida de quem já sente dificuldade em impor limites em português. Pensando nisso, e com a ajuda do nosso apoiador de hoje, Wizard by Pearson, preparamos um glossário para você aprender as frases mais importantes para dizer em uma situação de energia baixa e pouca paciência.
Guarde com carinho esse glossário para usar em sua próxima interação internacional! E para você que não tem carisma para sair de casa para aprender inglês ou espanhol, agora não tem desculpa: Wizard ON tem duas horas semanais de aulas online e ao vivo com a mesma qualidade das aulas presenciais, com professores que acompanham o seu aprendizado, material didático físico. Vem se matricular e aprender um novo idioma com Wizard ON. Use o cupom IDIOMASEMNOIA para ganhar R$200 de desconto na sua matrícula. Mas corre, que a condição é válida só até o dia 15/9.
Thank you, Wizard, gracias!
Avisos Camilísticos
Devido à intensa socialização que nossa presidente teve que fazer essa semana em festas de aniversário infantis, hoje demos um descanso para a mãe. Mas na verdade, ela não pára de trabalhar.
Afinal, tem Quibe novo na área! Quibe e o tesouro das abelhas já está em pré-venda. Nesta nova aventura de Arthur e da formiga Quibe, o menino vai fazer uma nova amiga: a abelha Zizi. Juntos, o trio vai se divertir pela casa, encarar novos medos e aprender sobre a importância das abelhas ― e do mel! Olha que fofura. <3
Quibe e o tesouro das abelhas tem ilustrações de Juliana Eigner e vai sair pela Companhia das Letrinhas.
E para quem pediu É Nóia Minha? Ao Vivo pelo Brasil, segura essa novidade: hoje, às 12h, abre a venda de ingressos para Porto Alegre. Vai ser no dia 27 de março de 2025 no Teatro Bourbon Country. Então salva aqui o link da uhuu.com para garantir o seu ingresso rápido, porque as sessões aqui de São Paulo esgotaram rapidinho.
Bora prestigiar todo esse carisma em POA!
Quer anunciar aqui na Associação dos Sem Carisma? Então manda um oi para bpideias@bpideias.com.br e vamos conversar. Aqui não tem algoritmo ;)
Será que um dia isso acaba?
Semana passada, gravei um episódio do Conselhos que você pediu (meu podcast! Vai ouvir!) sobre raiva. É um sentimento muito, muito presente na minha vida, que eu não sei lidar, não sei contornar e que aparece sempre pra mascarar várias outras dores que eu tento silenciar. Gravei, editei, coisa linda. Como a vida é uma piada, dias depois tive um acesso de raiva daqueles. Daqueles. De barbarizar, de perder o freio sem necessidade. Precisava? Não. A raiva durou dias até que puf, explodiu um mar de culpa, vergonha, tristeza e algumas pontas soltas de “qual deve ser a origem disso tudo?”.
Lá vou eu pra terapia segurando essa pontinha e falando que gostaria de, finalmente, desenrolar esse carretel. Puta que pariu, isso não acaba não? Quando chega o dia que essa caixa de pandora finalmente fica vazia? 13 anos de terapia e ainda tem vespeiro que eu só vou começar a mexer HOJE? Não tem fim?
Bom, se me permitem… Eu acho que não tem fim. Eu falo pra minha terapeuta que não vou aceitar ter alta nunca. Porque, né, como poderia? Quando a gente começa a achar que “hmmmm, vai ver agora dá…”, não dá. Vem aí uma memória, uma crise de raiva, de choro, uma reação desproporcional, uma tragédia, uma supresa como se fosse um caminhão desgovernado.
Eu ia dizer que sou refém da terapia, mas a verdade é que sou refém da minha própria cabeça, das minhas memórias, das minhas decisões, do que fizeram comigo e do que eu fiz com o que fizeram comigo. Disso tudo não tem mesmo como escapar e muito menos resolver. Assim. Como num ponto final pra sempre.
Eu reclamo porque é cansativo demais decidir se conhecer, se engajar no processo. Nossa, a ignorância é mesmo uma benção. E uma tortura. Eu jamais trocaria essa Isabela que batalhei tanto comigo mesma (e com tanta gente) pra me tornar. Que eu me livre de um dia voltar a ser aquela que eu já fui. Valeu, ela cumpriu lindamente seu propósito de ser o caminho. Já que não tem fim e o destino não existe, vou por aí desenrolando novos novelos.
Puritanos
Há um fenômeno recorrente que acontece no Twitter (jamais será X) que me incomoda profundamente: a repercussão do podcast Surubaum. Nada contra Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, belo casal, aliás. Tudo contra quem se sente atingido com um podcast sobre sexo e relacionamentos.
Porque toda semana acontece a mesma coisa: o convidado vai lá e revela detalhes da sua intimidade. Os portais de fofoca repercutem o que consideram mais "polêmico" e uma horda de pessoas começa a dizer "nossa, mas precisava revelar isso?" ou "me sinto uma velha conservadora". Gente, é um podcast para falar sobre sexo, o que vocês esperam que os famosos revelem lá? Seus estudos bíblicos?
Essa semana, o choque foi com Cláudia Raia, que revelou que seu filho Enzo (o Enzo original que deu start para o surgimento de todos os Enzos que estão entrando no mercado de trabalho agora) tinha uma plaquinha na porta do quarto para avisar quando estava se masturbando. Pronto, começa a choradeira conservadora que não é capaz de entender uma conversa saudável sobre sexo e afins.
O que Cláudia Raia revelou não tem nada de polêmico. Na verdade, achei super saudável esse método de dar privacidade pro moleque poder bater uma sem passar pelo constrangimento de ser flagrado no ato pelos pais. Eu tinha que esperar meus pais pegarem no sono para poder fazer isso com tranquilidade. Queria eu poder ter tido esse tipo de conversa franca com eles para não crescer cheia de barreiras, travas e culpa cristã.
Mas sexo, apesar de tão natural e presente nas nossas vidas, ainda gera essas reações descabidas dignas de uma senhora carola dos anos 1950. E eu já escrevi isso aqui: quando a pessoa diz que se sente uma velha conservadora ao ouvir certos tipos de relatos, é porque no fundo ela é conservadora sim. Poucas frases me fazem revirar tanto os olhos como essa. É o sinal de que a pessoa precisa urgente de terapia para investigar o que anda rolando aí para um podcast como esses causar tanto frisson entre a comunidade online.
Para quem se sente tão atingido pelo Surubaum, tenho um conselho: viu uma fala e achou ela "íntima demais" para ser compartilhada? Ignore e segue a sua vida, não precisa passar recibo de puritanismo na internet.
Se quiser falar de amor, fale com a Bebetinha!
hoje eu dei role com a melhor amiga da minha mãe, a angela.
quando eu era pequena, eu morria de ciúmes dela, achava que ela e a minha mãe tinham um caso. Q! kk e era por isso que estavam se separando dos respectivos maridos na mesma época!!!!! BUM!
daí um dia eu peguei elas no telefone se chamando de amor e tive certeza: PUM, TÃO NAMORANDO! KKKKKK a cabecinha de uma crionçinha de 8 anos bem perturbadinha torando.
o meu primeiro aniversário pós-divórcio dos meus pais foi junto com a angela. porque, por uma coincidência da vida ou destino, nascemos no mesmo dia, eu e ela.
os anos foram passando e a amizade dela e da minha mãe foi se tornando uma das coisas mais preciosas que eu já vi, que eu vejo, no caso.
também descobri que eu e a angela dividimos muito mais do que o dia 14 de maio. também dividimos, além de um amor e admiração gigantesca pela minha mãe, os mesmos neurônios kk o jeito meio caótico de ser, de chegar, de cozinhar e de comer. chega até a ser engraçado. a minha mãe se irrita e até perturba às vezes.
a amizade da minha mãe com a angela é um presente que todo mundo deveria ter na vida. todo mundo deveria ter uma sandra para a sua angela, e uma angela para a sua sandra.
as duas, estão sempre dando colo uma para outra, dicas, conselhos, tirando a outra do buraco (e olha que as bicha já caíram muito em buracos, hein), kk, e daí vai lá e afunda de novo, daí tira a outra de novo… mas, por pior e mais cabeluda que seja a situação, sempre estarão com uma tacinha de vinho na mão e dando risada. mesmo que com os olhos marejados.
sou feliz demais por ter essa referência de amizade e de mulheres tão fortes na minha vida.
saber que a sandra tem a angela, e a angela tem a sandra, me acalma, me tranquiliza e me faz querer ser mais forte, assim como elas.
SANGELA'S FOR LIFE! it's kinda my thelma and louise.
Podcasts da semana
Esse é o nosso espacinho para divulgar os podcasts das sem carismers da equipe. Não deixa de seguir cada um lá no seu Spotify e deixar aquelas 5 estrelas de avaliação. É muito importante para nós! <3
No É Nóia Minha?, Camila recebeu Ana Hikari e Leila Germano para falar sobre os erros que cometeram na vida. Vem dar o play!
Só Freud explica o E os namoradinhos? dessa semana. Vem ouvir!
Como Isabela bem disse no texto de hoje, o Conselhos que você pediu falou sobre raiva — e o que fazemos com ela.
Descobrir coisas novas sobre a nossa sexualidade muda a vida, e foi sobre isso que Bertha falou no novo episódio do Amor ao pé do ouvido.
Descansem!
Não há outra maneira para se despedir hoje que não seja essa: desejar a vocês, nossos leitores mais carismáticos, um bom descanso no fim de semana que se aproxima.
Ah, e deixa a gente dar mais um aviso, porque aqui a gente não para: vai ter Camila na Bienal do Livro de São Paulo. Já anota aí que vai rolar bate-papo e sessão de autógrafos no dia 12 de setembro!
Eita que ela vai ter muito carisma pra gastar.
Agora é isso, vamos repousar. Beijos cansados, mas sempre carinhosos,
Camila, Bertha, Isabela e Taize
Lembretes de encerramento:
Vem seguir nosso perfil no Instagram que tem novidade todo dia.
Entre no seleto grupo Associação dos Camillers no Telegram.
Siga o canal do É Nóia Minha? no YouTube.
Coleção Imaturos na Oyo For Us em parceria com Camila Fremder e Rodrigo Rosner
Conheça a coleção Sem Carisma na Tangerina Moon.
Nossos caderninhos e adesivos Sem Carisma na Marisco.
E nossos ítens para o lar Sem Carisma na Cosí Home.
E vem aqui conhecer o livro Quibe, a formiga corajosa e Quibe e o tesouro das abelhas.
Se você acha que é conservador, é porque provavelmente você é 😂😂😂😂
nossa, não poderia concordar mais com a Taize! tá difícil lidar com essa onda de jovens conservadores, já vou anotar alguns trechos como respostas kkkkk